quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

HIP HOP FUNÇÃO DE RUA CREWS Por Simone Santos



O Grupo de dança Função de Rua Crews existe há um ano. Surgiu a partir da motivação e paixão pelo HIP HOP. Hoje conta com a participação de 18 jovens, contando com os aprendizes e com os veteranos. É um grupo liderado por Jovens, a exemplo do Coordenador Sérgio Antônio que com apenas 21 anos é coreógrafo, professor e coordenador do Grupo.
O Grupo está com a perspectiva de realizar um encontro de B. BOYS da Zona da Mata em Lagoa de Itaenga. Para isso, vem buscando diversos apoios para organizar o grupo e para realizar o encontro que é um dos sonhos, conta Sérgio. Desde 2008 vem recebendo apoio do Fundo de Apoio a projetos de Jovens da Bacia do Goitá, através do Serta. Através do Fundo de Apoio conseguiram apoio financeiro para estruturar o grupo, comprar um tapete, o fardamento e um caixa de som que era uma das maiores dificuldades do grupo. O apoio financeiro possibilitou fazer intercâmbios com outros grupos de HIP HOP da Zona da Mata e de Recife.
O grupo faz intercâmbios frequentemente e tem apoio do grupo MC h2p do município de Paudalho. Tem articulação com o Centerblack do Recife e com a BRIGADA HIP HOP, também do Recife.
A Perspectiva do grupo é adquirir mais conhecimento, aprimorar-se na dança de RIP ROP e ser reconhecido no município e na região.
No dia 20 de dezembro de 2009 o grupo Função de Rua Crews competiu na disputa de B. BOYS no município de Paudalho. Iuri, um dos integrantes do grupo ficou em 3º lugar na Batalha Mirim, representando o grupo de Lagoa de Itaenga.
No dia 25 de dezembro de 2009, o grupo fez uma apresentação na Praça Maria Aurora, a praça lotou. Foi um momento de bastante entusiasmo para o grupo, pois perceberam o quanto estão crescendo e podem crescer no município.
A Casa das Juventudes tem sido o espaço de encontros, diálogos e dos ensaios do grupo. Sérgio confirma que se não fosse a Casa das Juventudes não saberiam o que fazer, pois o município não tem espaço para acolher os jovens. “Todos os lugares que procuramos colocam a maior dificuldade e fecham as portas, a Casa das Juventudes está sempre aberta para nós”, Comenta Sérgio Antônio, coordenador do grupo. Além da Casa das Juventudes, o grupo também conta com o apoio da Associação dos Jovens Itaenguenses.